Sugestões de Leitura

0 comentários

Novembro de 2014

Olá! Sou a Ana Sofia e ando no 6º D ano, na Escola Básica Sebastião da Gama. A minha sugestão de leitura é o livro: “O Segredo” escrito por Álvaro Magalhães que criou uma história linda sobre um lavrador pobre que vivia numa parte do reino ignorada e esquecida. Mas um dia foi chamado pelo rei para ser seu criado. Passou por planícies, desertos vales,… até que chegou ao palácio do rei e reparou que ele estava diferente, o rei estava inchado, gordo, cheio e começou a desabafar que a razão daquele inchaço era um segredo que guardava há já muito tempo. Então contou o seu segredo ao lavrador e deixou de estar cheio.
     No entanto era o lavrador que tinha ficado com a responsabilidade de guardar o segredo do rei. Tentou guardá-lo mas o malvado estava vivo e decidiu enterrá-lo. Só que na primavera nasceram lá flores e o vento soprou-lhes o polén. Quando o rei, na manhã seguinte, abriu a janela e ouviu o vento a assobiar o seu segredo ficou furioso e jurou executar o lavrador na manhã seguinte, mas percebeu que não o podia culpar porque assim seria ele culpado também.

     Este livro tem ilustrações lindíssimas de Júlio Vanzeler, feitas a aguarelas. 





        Olá, sou a Joana Ferreira do 6º D da Escola Básica Sebastião da Gama.
        Quero aconselhar-vos o livro “ A árvore dos rebuçados” de Rosário Alçada Araújo.
        Este livro conta-nos a história de um menino que descobriu uma árvore com rebuçados.
        Quando um dos seus rebuçados quis provar, a árvore desafiou-o a entrar no seu mundo, onde aprendeu que os doces não são a melhor escolha.
        Quando de lá saiu, começou a fazer mais exercício, a ler mais e a fazer o necessário para ter uma alimentação saudável, mas é claro que um docinho de vez em quando não faz mal a ninguém.

         Esta é a minha sugestão e agora tu é que decides.


Outubro de 2014

Olá chamo-me Margarida Bailão, tenho 11 anos, frequento a turma A do 6º ano, na Escola Básica Sebastião da Gama.
 Vim aqui sugerir que lessem o livro “Sara forma a equipa” da coleção “Sara e as goleadoras”, escrito por Laura Gallego da editora “Planeta”.
 Adorei o livro de tal forma que até tive vontade de o ler outra vez. A coleção tem dois volumes.       

 Achei interessante porque o livro fala sobre uma adolescente que adora jogar futebol mas já está farta de não poder entrar na equipa porque é rapariga. Então ela decide tentar formar uma equipa mas as coisas não correm lá muito bem. Não te vou contar mais nada. Só uma sugestão para essa curiosidade passar: lê o livro!



       Olá, eu recomendo a leitura do livro, “Férias no Monte Radical”, da coleção “Pipa Palito e Rafa Trivela – uma dupla brutal” a todos os meus colegas e amigos, porque: as personagens são crianças da nossa idade que adoram jogar futebol; O texto está escrito de uma forma muito original, com algumas palavras escritas com diferentes tipos de letra e cores; O texto é adequado à nossa idade e está escrito numa linguagem que nós usamos diariamente e as ilustrações são muito originais.
               Eu gostei das aventuras no Monte Radical, mas o que mais gostei foi do mini campeonato de futsal .
       O livro está muito bem feito! Tem emoção, várias personagens, vários diálogos e isso incentiva a leitura.
            Se queres conhecer melhor a história tens de ler o livro.     
João Cunha, 6º B                      
Mês de fevereiro

Chamo-me Matilde, tenho 9 anos e frequento o 4º ano, turma A, da Escola Básica do Caldeiro.

Vou-vos sugerir um livro que acabei de ler chamado “A montanha falante” de Tea Stilton.

Este livro fala-nos de uma rata chamada Tea que foi professora das Tea Sister, as suas cinco alunas preferidas (Colette, Nicky, Pamela, Paulina e Violet).     

Uma misteriosa ameaça paira sobre o rancho de Nicky na Austrália. Mas as Tea Sisters estão prontas a enfrentá-la juntas, viajando até ao coração da Austrália e ainda mais além, numa nova e extra-rática aventura!

Este livro, para além de contar as fantásticas aventuras vividas pelas 5 amigas, vai-nos dando algumas informações, conta-nos curiosidades  e até nos dá indicações do que precisamos se quisermos fazer uma viagem pela Austrália.

Boas leituras!



Mês de janeiro


Olá,  sou o David Moreira e sou aluno do 6ºano, turma D da Escola Básica Sebastião da Gama.
Eu e todos os alunos do 6º ano estamos a trabalhar um livro de Maria Alberta Menéres chamado “Ulisses”.
Este livro é muito giro pois conta as aventuras de Ulisses, rei de Ítaca. Ao início ele dizia que não gostava de guerras mas depois mostrou ser um guerreiro muito valente, manhoso e inteligente e que tudo fez para ajudar os seus companheiros e …. mais não conto, se quiserem saber tudo sobre estas aventuras, leiam o livro.

Ao mesmo tempo que estamos a trabalhar esta obra em português, também estamos a desenvolver atividades com o Centro de Ciência Viva de Estremoz integradas no projeto “Contos, lendas e lengalengas com ciência na BE”. Essas atividades são sobre o aparelho circulatório e o aparelho digestivo.


Olá, eu sou o Miguel Brás, tenho 7 anos e frequento o  2º ano na Escola Básica de S. Bento do Cortiço.
Gosto muito de ler e recomendo a leitura do livro “Henrique o terrível engana a fada dos dentes”, de Francesca Simon.

Eu recomendo este livro porque gostei do Henrique ter tentado enganar a fada dos dentes com os seus dentes de vampiro, para ficar com uma moeda de um euro.



Mês de dezembro


Olá! Eu sou a Alexandra Reis do 6º C
Com este livro de Inglês “Cinderella”, que a minha professora recomendou, aprendi muitas palavras. Portanto, recomendo a leitura deste livro e outros da colecção Dicionário Visual Bilingue. São histórias em Inglês e Português que ajudam a adquirir muito vocabulário. 







Mês de novembro

Olá!
Eu sou a Mariana da Piedade e estou no 2º ano de escolaridade, na turma F, na Escola do Caldeiro.
Já requisitei vários livros na BE do Agrupamento de Escolas de Estremoz.
O último livro que requisitei foi “A princesa e a ervilha ”.
Gostei muito deste livro, pois conta a aventura de uma princesa numa noite de tempestade. Querem saber o que lhe aconteceu?
Leiam o livro e descubram!





Olá!


Somos alunos do 3º ano da escola Básica de Glória e sugerimos a leitura do livro «Esdrúxulas, Graves, Agudas, Magrinhas e Barrigudas». O autor deste livro é José Fanha e o ilustrador é Afonso Cruz.

É um livro muito engraçado composto por nove histórias, algumas em prosa e outras em poesia.

Com a leitura deste livro aprende-se facilmente a classificar palavras quanto à acentuação e quanto à divisão silábica.

A nossa história favorita é «Um olho roxo e outro cor de laranja» que fala sobre uma menina chamada Ofélialibélialibelinhabichanecapatarocatrócopassobaliote e Josémanuelcatrapécaféfranciscoxico de Sousa e Silva.

A história acaba quando juntaram as sílabas todas e fizeram uma magnífica sopa de sílabas com hortelã. E assim acaba a nossa sugestão, bom dia e até amanhã.

Alexandre, André, Carolina, Miguel, Ana Margarida, David, Mariana, Tomás, Iara, Joana, Gonçalo, Henrique, Catarina e Diogo

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Template by BloggerThemes